domingo, 2 de fevereiro de 2014

Os Livros da Magia (Neil Gaiman)



Imagine um garoto inglês que usa óculos e que tenha uma coruja, mas que não se chama Harry Potter. Essa é a descrição de Timothy Hunter, ou apenas Tim, protagonista da graphic novel, "Os Livros da Magia", escrita por Neil Gaiman.
Recentemente lançada pela no Brasil pela Panini, em edução de luxo contendo os 4 volumes da obra, "Os Livros da Magia" foi lançada originalmente em 1990 e tem, além do roteiro de Gaiman, ilustrações de John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson.


"Os Livros da Magia" narra a história de Timothy Hunter, um garoto de 13 anos que pode se tornar um
grande mago no futuro. Sabendo disso, quatro personagens da DC (Mister Io, Vingador Fantasma, Doutor Oculto e John Constantine) irão levá-lo a uma fantástica viagem ao passado, ao futuro e a mundos dos sonhos, a fim de lhe apresentar o mundo da magia e, assim, deixar que ele escolha se quer ser um mago ou não.
Na primeira parte da história, Tim é levado ao passado pelo Vingador Fantasma para conhecer a história do sobrenatural desde os primórdios do universo. Já na segunda revista, o seu guia é John Constatine, personagem que aparenta ter mais apreço por Tim e, na minha opinião, o personagem mais carismático de toda a história. O arrogante e irônico Constantine leva o garoto a Nova York e outras cidades norte americanas para conhecer os magos do presente. Nessa parte da história, aparecem muitos personagens da DC, como Zatana, filha do mago Zatara, e Deadman, um fantasma que faz diversas aparições, sempre com uma forma diferente, a fim de ajudar Tim nessa jornada no mundo da magia. Quem acompanha quadrinhos há muito tempo, ficará maravilhado. 
O terceiro Guia de Tim, Doutor Oculto (e seu alter-ego feminino, Rose), irá levar o jovem garoto a outros mundos, como o Inferno, o Paraíso e o mundo do sonhar, onde encontram-se outros personagens do mundo dos quadrinhos, com um destaque especial para a breve aparição de Sandman.
Na quarta e última parte, a viagem de Timothy Hunter será ao futuro e terá como guia o misterioso (como o próprio nome já diz) Mister Io. Nessa viagem, Tim verá alguns possíveis futuros, já que são alternativas e não certezas.
A edição de luxo, com capa dura, lançada pela Panini e linda. Como são quatro edições, com quatro ilustradores diferentes, os traços mudam bastante de nas quatro partes. No entanto, todas as ilustrações são muito bonitas e cativantes. Talvez você fique olhando por muito tempo uma página que tem pouco texto só para apreciar o trabalho dos ilustradores.



O roteiro de Neil Gaiman, apesar de complexo, por envolver viagem no tempo e em mundos paralelos, introduzir dezenas de personagens do mundo da DC, é muito coerente e coeso.
Indico "Os Livros da Magia" a todos os apreciadores de quadrinhos, porém, acredito que seja interessante já possuir um certo conhecimento do universo DC, pois o número de personagens e easter eggs contidos nessa obra e muito grande.
Embarque nessa viagem e aprenda tudo sobre a magia junto com o jovem Tim Hunter e seus guias. Você não vai se arrepender!

Nenhum comentário: