sábado, 8 de fevereiro de 2014

5 tipos de livros que aumentam a inteligência


Não é novidade que a leitura, seja por passatempo ou para obter informação, estimula o cérebro e desenvolve a mente, assim como melhora a escrita etc. Acredito que ler, seja lá o que for, é importante. Porém, alguns tipos de livros são mais eficazes no que diz respeito a obter conhecimento.
Recentemente, li no jornal Diário do Nordeste (acredito ter sido publicado primeiramente no site Universia) uma lista de cinco tipos de livros que aumentam a inteligência. Concordei com os argumentos, claro, e resolvi repassar para os leitores deste humilde blog. No entanto, resolvi incrementar a lista com dicas para cada tipo de livro. Vamos à lista!


1. Ciências
"A categoria não inclui apenas os livros científicos, mas todos aqueles que melhoram o nosso conhecimento sobre o mundo 'natural', como estudos sobre a sociedade, etc. O valor desses livros não vem das teorias que eles provam (ou questionam), mas do desenvolvimento da curiosidade que eles despertam, bem como os métodos de aprendizado. Os livros científicos podem ensinar a conduzir uma investigação, confiar na sua intuição e validar temas a partir de evidências."

Dica: "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" (Carl Sagan)


"Nesta obra, Carl Sagan, preocupado com as explicações pseudocientíficas e místicas que ocupam os espaços dos meios de comunicação, reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia para tentar iluminar os dias e recuperar os valores da racionalidade. O autor aborda à falsa ciência, às concepções excêntricas e os irracionalismos que são acompanhados por lembranças de sua infância."




2. Filosofia
"Assim como a ciência, a filosofia cresce a partir do pensamento crítico. Ao contrário das ciências, que nos ajudam a entender o mundo exterior, a filosofia é voltada para dentro, facilitando o processo de entender a si mesmo. A filosofia vai melhorar o seu entendimento das necessidades e desejos humanos, além de aumentar o seu conhecimento sobre as principais prerrogativas do comportamento humano."

Dica: "O Anticristo" (Friedrich Nietzsche)


"Escrito em 1888, último ano antes de Friedrich Nietzsche perder a lucidez, este ensaio é uma das mais afiadas análises de que o cristianismo já foi objeto. Dando continuidade ao exame sobre a moral praticado na maioria de seus livros, em "O anticristo" o autor firma sua posição sobre a doutrina religiosa. Ele mostra como o cristianismo – ao qual chama de maldição – é a vitória dos fracos, doentes e rancorosos sobre os fortes, orgulhosos e saudáveis, persuadindo e induzindo a massa por meio de ideias pré-fabricadas. A partir da comparação com outras religiões, Nietzsche critica com veemência a mudança de foco que o cristianismo opera, uma vez que o centro da vida passa a ser o além e não o mundo presente. Até mesmo Jesus Cristo e o apóstolo Paulo são questionados, assim como grande parte de todos os dogmas cristãos, em um grande exercício filosófico. "


3. Ficção Científica
"O fato de um livro não ser baseado em uma história real não diminui o seu valor de ensinamentos. Os melhores trabalhos de ficção contêm mais verdade que muitos outros gêneros literários, pois permitem ao seu leitor uma experiência com novas realidades. As ficções criam experiências que elevam o nível de consciência e lidam com questões como a filosofia, a psicologia e até mesmo a história. Lendo ficções você pode desenvolver a sua linguagem e se tornar um melhor escritor, pensador e orador."

Dica: "O Fim da Eternidade" (Isaac Asimov)

"Andrew Harlan é um Eterno - membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um Técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro - sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho. Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que abala suas estruturas e faz com que passe a rever seus conceitos, em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo - o amor. Agora ele terá de arriscar tudo - não apenas seu emprego, mas sua vida, a de Noÿs e até mesmo o curso da História."

4. História
"A história pode parecer bastante entediante a princípio, como todos aqueles nomes e datas distantes. Contudo, a história pode ser bastante estimulante se discutida da maneira correta. Ao invés de longos textos explicativos, por exemplo, é possível encarar os fatos como grandes anedotas, cheia de personagens complexos e ideias inovadoras para a época. Aprendendo o passado você se torna mais capaz de interpretar os fatos do seu tempo e consegue reconhecer, inclusive, as heranças deixadas por outras épocas."

Dica: "Azincourt" (Bernard Cornwell)*

"Inspirado na surpreendente batalha travada entre ingleses e franceses em 1415, Azincourt acompanha o exército britânico, que mesmo escasso, faminto e exausto, realizou um feito considerado impossível. A vitória britânica sobre os franceses se tornou célebre em Henrique V, de Shakespeare. Agora Bernard Cornwell revela o episódio do ponto de vista de nobres, camponeses, arqueiros e cavaleiros, as horas de luta implacável e o desespero de um exército mutilado pela doença. Pelos olhos do arqueiro Nick Hook, o autor faz um relato vívido e estonteante sobre a batalha mais intrigante da História."

*O livro "Azincourt" é um romance histórico e contém uma trama com alguns personagens ou fatos fictícios dentro de u contexto histórico real. Creio que as informações contidas nele são extremamente importantes de se conhecer e, ao final do livro, o autor explica sobre o momento histórico envolvido no enredo do livro, além de informar o que é ou não ficção.

5. Poesia
"A leitura de grandes poesias produz um sentimento de admiração e reverência com relação ao poder das palavras. Ela aguça suas competências linguísticas e ajuda a desenvolver a sua eloquência. Além disso, você desenvolve o seu vocabulário e compreende melhor o significado das palavras."

Dica: "O Livro das Ignorãças" (Manoel de Barros)

"Manoel de Barros se vê como um alquimista do verbo e "O Livro das Ignorãças" é o resultado de um trabalho desconcertantemente multifacetado, variando do telúrico ao surrealista, da precisão descritiva à mais arrebatadora das metáforas, do lírico ao grotesco, da elegância seiscentista de um soneto camoniano aos mais provocadores efeitos formais e semânticos."





Dedique um tempo aos bons livros e ótima(s) leitura(s)!




Nenhum comentário: