quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deuses Americanos (Neil Gaiman)




Por me interessar bastante por diversas mitologias, "Deuses Americanos" logo me chamou atenção. Mas devo confessar que foi apenas pelo título, já que nenhuma das sinopses que li falavam do que realmente se tratava o livro. Depois de ler a obra percebi que escrever uma sinopse que descreva o que está contido nesse livro é um trabalho muito difícil.
Você pode falar de deuses, dragões, robôs etc. mas, mesmo assim, você vai estar falando de humanos. É isso que Neil Gaiman faz em "Deuses Americanos": utiliza diversas mitologias para mostrar a decadência do ser humano, o esquecimento das crenças antigas e a veneração a deuses modernos, como o dinheiro, a internet e o fast food. Vejo o livro como uma grande metáfora.

No entanto, se faz necessário um conhecimento básico sobre algumas mitologias antes de começar a ler "Deuses Americanos", pois Neil Gaiman não dá uma aula sobre deuses, ele apenas vai jogando-os ali da forma mais natural possível.

Na minha opinião, o autor "estica" demais algumas partes, pois poderia ter feito uma obra mais enxuta. Mas isso não tira o brilho da obra, pois, mesmo assim, eu não sentia vontade de parar de ler.
Achei interessante os contos no meio da trama de Shadow, que foram chamadas de "Chegada a América" e contam como os deuses foram levados ao continente americano e como foram esquecidos. Não são coisas muito relevantes à história do livro, mas não deixam de valer a pena. Em algum lugar, vi que o autor escrevia essas histórias quando tinha suas crises e lhe faltavam ideias para continuar a trama de "Deuses Americanos".

Um ponto que devo salientar é o que diz respeito ao tempo em que Shadow passa na pequena cidade de Lakeside. Pra mim, foi um dos pontos altos da história. Você pode sentir toda a beleza contida na simplicidade do protagonista, longe de toda aquela confusão entre deuses antigos e novos. Shadow, mesmo não tendo uma personalidade forte e, na maioria das vezes, sendo um cara que aceita tudo muito facilmente, é cativante. Aliás, Shadow não é o único personagem cativante; ao longo da história, você certamente vai adorar (ou odiar) vários deles.

Gaiman foi genial nesse livro. Uma linguagem simples e uma história sensacional.

Por fim, vale citar uma parte da advertência de Gaiman aos leitores, no início do livro.
"Fora isso, nem é preciso dizer que todas as personagens, vivas, mortas ou mortas-vivas, utilizadas nesta história, são fictícias ou foram usadas em um contexto fictício. Só os deuses são reais."

Um comentário:

Lu Tazinazzo disse...

Gaiman é meu autor favorito e eu estou disposta a chutar a bunda de qualquer pessoa que o critique negativamente hahahahahaha Você está a salvo.

Deuses Americanos, ao lado de Sandman, é a melhor obra de Neil Gaiman. Achei simplesmente genial.